Resumo Senhora (José de Alencar) Parte II *Contém spoiler

Saraiva
Saraiva

A segunda parte, retrocedendo no tempo, nos conta a respeito do pobre passado de Aurélia, e a maneira como sua mãe tornou-se viúva e então dedicou o restante de sua triste e miserável vida a instruir a filha ao casamento. Entre todos os pretendentes interessados exclusivamente em sua admirável beleza, a jovem apaixona-se por Seixas, e não desiste de seu amor por ele nem quando este a abandona por outra mais rica e que, ao contrário dela, podia lhe oferecer um dote pelo matrimônio.

Pouco tempo após a morte de sua mãe, que sofreu grande desgosto ao ver a filha ser rejeitada por não possuir dinheiro algum, a jovem, agora órfã, recebe inesperadamente uma herança de seu avô, que por muito tempo não soube a respeito do casamento do filho, e nomeou em seu testamento a neta como herdeira universal quando descobriu sua existência. Aurélia então passa a ser tutelada por um tio, devido à idade, e se muda para uma luxuosa mansão, onde inicia notável vida em meio à sociedade, já possuindo em si o desejo de comprar Seixas como marido e pôr a prova o amor que um dia ambos compartilharam, e que ainda carrega vivo dentro de si.

As duas últimas partes da história são voltadas para o pouco convencional casamento que une a bela senhora a um homem que se tornou praticamente um escravo. Ao contrário da aparente felicidade que emitem diante de outros, Seixas e Aurélia possuem uma relação completamente conflituosa, regada a desconfiança, sarcasmo, rancor e humilhação. Após permanecerem dessa maneira por aproximadamente um ano, algo surpreendente acontece, alterando para sempre a vida de ambos, além de dar um inesperado rumo ao romance e um fim digno de história de amor.

Ao nos mostrar a importância da honra de um indivíduo perante sua palavra e sentimento, o livro Senhora apresenta uma defesa convicta de que, mesmo com todas as provações, o amor verdadeiro a tudo resiste, e no final é sempre o vencedor.

FIM!

parte I

3 Comentários



    1. Que bom que gostou, Carol! Desse livro o resumo foi dividido em duas partes mesmo, mas tem vários outros resumos e principalmente resenhas no blog, espero que goste e volte mais vezes 🙂

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *