Resenha/Resumo filme Gonzaga – de Pai para Filho (Parte I)

Resumo (passado de Luiz Gonzaga)

O pai de Luiz, Januário, o ensinou a tocar sanfona, e um dia ele é convidado a tocar em uma festa. Apesar de sua mãe não ser a favor disso, Luiz acaba indo; no começo fica nervoso, mas se mostra muito talentoso e anima a todos os presentes.

Luiz gostava de Nazinha, porém o pai da moça, coronel, não queria que sua filha o namorasse pelo fato de ele ser pobre, analfabeto e de cor. Depois de terem uma conversa, o coronel fala para a mãe de Luiz que o mata se ele não sumir. Sua mãe então bate no filho e fala sobre as diferenças sociais entre ele e Nazinha, que era branca e letrada. Luiz decide sair de casa para se tornar bom o suficiente para casar-se com a moça. Em 1929 está em Fortaleza e se alista; um ano depois começa a servir o exército.

Jornal GGN
Jornal GGN

Depois de quase dez anos no quartel decide ir tentar a sorte no Rio. Começa a tocar sanfona para ganhar dinheiro, e um homem que lhe fazia companhia com seu violão o hospeda em sua casa. Porém, a vida de músico de rua era muito difícil; passa a agradar o público somente quando toca música nordestina, o que faz com que ele arrume um dinheiro e alugue um barraco.

Luiz começa a namorar Odaléia, que conheceu em uma festa; a moça é bonita e adora cantar. O dinheiro que Luiz recebia como sanfoneiro, porém, não era suficiente, e a vida dos dois era difícil. Depois de uma discussão volta a ver Odaléia somente no dia do nascimento de seu filho, e este recebe o nome do pai. É demitido da rádio em que começou a trabalhar, faz contato com um empresário e assina um contrato. Odaléia adoece, fica internada, e algum tempo depois morre de tuberculose. Luiz deixa seu filho com o casal que o abrigou quando chegou ao Rio, padrinhos da criança. Vai cuidar de sua carreira e começa a fazer sucesso.

Um dia volta ao nordeste para uma visita e é recebido por sua família com muita festa. Depois de um tempo parte novamente e conhece outra moça no Rio, que passa a trabalhar para ele; os dois se casam na igreja e Luiz sai em turnê logo em seguida.

Gonzaga conhece dois caras em um posto de gasolina durante sua turnê, e estes passam a ser seus companheiros nos shows, tocando sanfona e triângulo. Porém, a partir dos anos 70, sua carreira dá uma declinada; as coisas não estavam indo bem, o que deixava a mulher de Luiz zangada, pois era acostumada com uma vida mais luxuosa.

Seu filho sai da casa dos padrinhos e vai procurar o pai, em busca de conhecê-lo melhor. Durante o período da ditadura, Gonzaga canta somente para militares e briga com seu filho por ele cantar música de comunista; os dois não se davam bem e sempre entravam em desavenças. Depois de uma discussão seu filho abandona sua casa, sabendo que nunca mais contaria com o pai para nada.

CONTINUA!

partes II e III

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *