Resenha The Bone Season (Samantha Shannon)

O Morro dos Ventos Uivantes foi o primeiro livro que li em inglês, mas a edição que comprei da Editora Landmark é bilíngue, então sempre que eu tinha alguma dúvida consultava a parte correspondente em português. Acontece que eu tinha muitas dúvidas, porque além de se tratar da minha primeira experiência com a leitura em outra língua, o livro é escrito em um inglês arcaico muito difícil de entender; logo, li praticamente ao mesmo tempo a história em inglês e em português.

Pouco tempo depois emprestei de um primo o livro The Bone Season. Eu não sabia absolutamente nada sobre ele, mas aceitei devido ao fato de ser completamente em inglês e eu estar querendo melhorar o meu. Um ano se passou e eu continuei priorizando outras leituras porque não conseguia criar coragem de jeito nenhum para começar a ler o livro com mais de 400 páginas e em outra língua. Mas finalmente decidi encarar o desafio, acreditando que demoraria uns 4 meses para completá-lo. Qual não foi minha surpresa quando descobri que levei muito menos tempo do que isso – 1 mês e 9 dias! A sensação de dever cumprido é empolgante e ao mesmo tempo tranquilizadora.

Lembrando que eu tive um auxílio do maravilhoso tradutor do celular, mas isso não tira o meu mérito!

Saraiva
Saraiva

The Bone Season é o primeiro livro de uma série de sete, que se passa em 2059 e tem como protagonista Paige Mahoney, uma vidente do submundo do crime de Londres. Ela é raptada por autoridades que tratam a clarividência como uma doença e querem eliminá-la do mundo. Paige é levada para uma cidade que ela pensava ter sido completamente abandonada, e descobre que muito do que acreditava até então não é nada mais do que uma mentira. Seu objetivo torna-se não se submeter às criaturas que estão no comando dessa cidade e encontrar o quanto antes uma maneira de escapar dali.

Esse livro foi lançado em 2013 pela editora Bloomsbury Publishing nos Estados Unidos e no Reino Unido, e é o primeiro publicado de Samantha Shannon, uma escritora britânica nascida em 1991. A informação mais concreta que encontrei sobre seu lançamento no Brasil foi a de que a editora Casa das Letras foi a primeira a traduzi-lo (A Estação dos Ossos) e publicá-lo  ainda no ano de 2013. Não posso afirmar nada com muita certeza porque realmente não encontrei uma fonte confiável (se por acaso encontrar ou ao menos souber de algo, não deixe de me avisar nos comentários). Em relação à continuação da série, já foi publicado The Mime Order – The Bone Season 2, mas não sei dizer se já foi traduzido por aqui.

Apesar de não gostar muito do gênero fantasia e ficção distópica (um ou dois livros desse tipo que se lê na vida são suficientes, na minha opinião) eu gostei muito da história desenvolvida por Samantha em The Bone Season. Em nenhum momento ela se torna arrastada ou lenta, e suas cenas de ação são emocionantes e bem dosadas ao longo do livro. A protagonista e a maior parte dos outros personagens são do tipo que nos cativam logo de início, e a história em momento algum deixa algo a desejar. As árvores genealógicas das ordens de clarividência no início e o glossário no final nos ajudam muito na compreensão do universo criado pela autora, que por sinal é bastante criativo e muito bem elaborado.

Considero desnecessária e injusta a comparação do livro com Harry Potter e Jogos Vorazes. The Bone Season possui características muito próprias; talvez não venha a se tornar um grande best-seller, mas nem por isso precisa se apoiar em livros bem-sucedidos para conseguir seu reconhecimento. Eu não sou a pessoa mais ligada em séries do mundo e costumo não fazer questão de ler a continuação nem mesmo quando gosto do primeiro livro – principalmente quando a série é imensa. The Bone Season foi suficiente para mim, mas talvez até leia o segundo se um dia tiver a oportunidade. Mesmo assim, não faço muita questão. Lembrando que essa é a voz de uma pessoa que não gosta muito de séries falando.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *