Resenha Segredos de Guerra (Alexandre Bittencourt)

Caroline é uma jovem médica que após um traumatizante acontecimento em sua vida decide abandonar a cidade onde vivia. Ela é chamada para uma entrevista de emprego no Centro de Convivência Souto Lima, onde conversa com a rígida e exigente doutora Laura, fundadora do local. A jovem médica é aprovada e passa a trabalhar em uma vaga antes ocupada por um médico muito querido por todos ali, morto recentemente em um acidente. Tudo começa a mudar na vida de Caroline a partir de então.

Amazon
Amazon

À procura de um lugar para morar na cidade onde o Centro é localizado, Caroline é levada por uma corretora de imóveis a casa antes ocupada pelo Capitão Afonso Andrade, que morreu salvando seus companheiros em uma das últimas batalhas da guerra ocorrida anos atrás, pouco antes do armistício ser assinado. A esposa do Capitão morreu quando retornava do enterro do marido em um bombardeio que atingiu a rua por onde ela caminhava. De forma misteriosa e inexplicável, Caroline se sente atraída pelo locar, e decide alugá-lo.

A jovem médica passa a conhecer os pacientes do Centro, entre eles Helena Cortês, uma famosa escritora, e Lúcio Rinaldi, um famoso músico, ambos agora idosos e com diversos problemas de saúde. Além disso, Caroline conhece o último paciente militar, único que restou de todos os que receberam tratamento ali após a guerra. De maneira misteriosa, sua vida passa a parecer cada vez mais interligada com acontecimentos de anos atrás.

Tive a oportunidade de ler Segredos de Guerra graças ao Alexandre, que entrou em contato comigo e com muito carinho mandou uma cópia autografada do livro. A obra possui apenas 188 páginas, mas é impressionante como o autor foi capaz de criar uma história muito bem desenvolvida e finalizada, com personagens complexos e acontecimentos surpreendentes.

Como ressalva, tive um certo estranhamento com alguns comentários feitos por personagens femininas a respeito de personagens masculinos da história. Digo isso não porque acho que houve machismo, apenas algumas falas que eu não imaginaria partir de mulheres, especialmente as da história que em sua maioria aparentam ser fortes, inteligentes e independentes. Acho que pode ser algo que acontece quando autores no geral escrevem sob a perspectiva de um personagem de sexo oposto ao seu.

No geral, me surpreendi bastante com toda a trama de Segredos de Guerra. O autor conseguiu construir de maneira crível acontecimentos um tanto quanto extraordinários, o que tornou a história ainda mais interessante. Além disso, a leitura é leve e flui de maneira muito agradável; diversas vezes ultrapassei a meta de páginas que pretendia ler, as vezes sem nem perceber. Recomendo muito a leitura desse livro, agradeço ao autor por ter acreditado em meu blog e me mandado uma cópia de sua obra, e gostaria de dizer que fiquei muito interessada em ler mais trabalhos publicados por ele.

Alexandre de Bittencourt Garcia é escritor e mora em Tubarão, Santa Catarina. Ele é Analista de Sistemas, professor Universitário e faz parte da ACATUL – Academia Tubaronense de Letras. Ele é autor de seis romances, que você pode verificar no site da Amazon CLICANDO AQUI. Os preços dos e-books estão ótimos, portanto vale muito a pena dar uma conferida.

O autor no FACEBOOK.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *