Resenha Minha Vida Agora (Meg Rosoff)

Daisy é uma garota nova-iorquina de 15 anos que perdeu a mãe no dia de seu nascimento. Devido a conflitos com sua madrasta, agora grávida de seu pai, ela é mandada para a Inglaterra, onde vai morar com uma tia e quatro primos enquanto uma grande guerra esta prestes a começar.

Ao chegar na Inglaterra, lugar onde sua mãe nasceu, Daisy tem a surpresa de ser recebida no aeroporto pelo primo Edmond, de apenas 14 anos, que a leva para casa em um jipe preto caindo aos pedaços enquanto fuma e ignora todas as regras de trânsito. Ao conhecer seus outros primos, a garota descobre que eles são tão excêntricos quanto Edmond e a casa onde moram. Além disso, ela ainda descobre que sua tia Penn não esta na casa, e que os primos ainda menores de idade passam a maior parte do tempo sozinhos.

Saraiva
Saraiva

Isaac e Edmond são gêmeos, tendo apenas a cor dos olhos como algo que os diferencia. Piper é a mais nova e Daisy logo se encanta por seu jeito acolhedor e angelical. Osbert é o irmão mais velho e acaba passando pouco tempo ao lado de seus irmãos e Daisy, pois além de ser o único a frequentar uma escola, ele parece ter coisas mais importantes com as quais se preocupar. A garota não demora muito para fazer amizade com os primos e se sentir mais acolhida por eles do que jamais se sentiu até então, especialmente após a chegada da madrasta em sua vida.

Daisy finalmente conhece sua tia Penn e com ela acaba descobrindo um pouco mais a respeito de sua mãe, mas as crianças novamente são deixadas sozinhas quando ela precisa viajar a trabalho. A guerra começa a fazer presença de maneira mais intensa, e após um ataque em Londres, os aeroportos são fechados e não há maneira de saber quando verão tia Penn novamente. A falta de um adulto na casa, contudo, não é um problema para eles. Além de tomarem conta uns dos outros, eles parecem lidar bem com o fato de não terem por perto alguém que os diga o que e quando fazer. Daisy e Edmond acabando tirando proveito disso, uma vez que se envolvem de maneira muito mais intensa do que a idade e o grau de parentesco permitiriam.

O rumo que a história segue acaba se mostrando muito mais pesado do que o esperado, o que a torna imprevisível e muito surpreendente. Comprei o livro porque gostei da capa, mas acabei me envolvendo com a narrativa e agora posso afirmar que os 10 reais que paguei por ele nas Lojas Americanas e a capa bonitinha não conseguem transmitir o que ele tem a oferecer. A forma como ele é escrito talvez cause um certo estranhamento inicialmente, mas além de ter me acostumado com isso conforme o virar de páginas, no final acabei por compreender o motivo pelo qual a autora optou por esse tipo de narração. No geral, eu devorei o livro em poucos dias e gostei dele muito mais do que esperava gostar, portanto o recomendo muito.

Minha Vida Agora, romance de estreia da autora Meg Rosoff, foi publicado em 2004 e sua adaptação foi lançada no ano de 2013. Com Saoirse Ronan (Um Olhar do Paraíso) interpretando Daisy, o trailer me fez perceber que algumas mudanças foram feitas, mas estou louca para assistir ao filme e estender um pouco o meu envolvimento com essa história. Confira o trailer (em inglês):

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *