Resenha Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (J. K. Rowling)

Harry gostaria de poder fazer em paz todas as tarefas escolares que seus professores de Hogwarts passaram para o verão, mas os Dursleys trancaram sua varinha, vassoura e livros de magia no armário embaixo da escada, antes quarto do garoto. Agora com treze anos de idade, Harry consegue resgatar um pouco de seu material escolar e passa parte de suas noites tentando não fazer barulho algum enquanto estuda e escreve suas redações. Para piorar sua situação, seu tio Vernon esta ainda mais bravo com o sobrinho após a ligação que receberam de Ron, que queria conversar com seu melhor amigo porém mal sabia usar o telefone. Além disso, enquanto os Weasleys parecem estar tendo um verão incrível no Egito e Hermione viajou com os pais para a França, Harry terá que lidar com tia Marge (Guida na tradução), irmã de Vernon e que odeia o garoto tanto quanto os tios, além de mimar muito seu insuportável primo Dudley.

Harry Potter Wikia
Harry Potter Wikia

Na noite do temido jantar com tia Marge, Harry perde o controle após algo que ela diz sobre seus pais, transforma-a em um balão, pega suas coisas e foge de casa, acreditando que seria expulso de Hogwarts devido a ter usado magia fora da escola. O garoto é resgatado por um ônibus de carona para pessoas do mundo da magia e descobre que um dos prisioneiros mais perigosos fugiu de Azkaban, uma famosa prisão de bruxos. Harry não sabe absolutamente nada a respeito do passado de Sirius Black, mas seu terceiro ano escolar lhe aguarda muitas surpresas quanto a esse suposto seguidor do Lorde das Trevas.

Em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban conhecemos Remo Lupin, o novo professor de Defesa Contras as Artes das Trevas e o mais querido pelos alunos da idade de Harry até então. Harry precisa aprender a lutar contra os dementadores, seres que se alimentam da felicidade humana, guardam a prisão de Azkaban e agora cercam Hogwarts devido aos perigos que ameaçam a escola após a fuga de Sirius. Ele aprende com Lupin a produzir o Patrono, feitiço capaz de derrota-los. Enquanto isso, Hermione esta enlouquecendo devido a todas as meterias que decidiu estudar esse ano, enquanto seus amigos não entendem como ela esta fazendo para frequentar duas aulas ao mesmo tempo. Hagrid, por outro lado, é promovido a professor de Trato das Criaturas Magicas e logo em sua primeira aula apresenta aos alunos o animal Hipogrifo, que logo lhe causa grande problemas com a justiça.

O grande diferencial do terceiro volume da saga Harry Potter é o suspense extremamente bem construído com o qual J. K. nos presenteia. Por toda a história vemos espalhadas as pistas que nos levam a um desfecho emocionante e surpreendente. Muito é revelado sobre o passado de Harry e seus pais, especialmente a respeito de James. Lupin e Black são personagens cativantes e logo se tornam favoritos, enquanto Harry, Ron e Hermione continuam nos encantando com todo o seu desenvolvimento e a maturidade que apresentam diante de tudo o que enfrentam.

Com altas expectativas devido ao terceiro ser o meu filme favorito, o livro Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban conseguiu me deixar sem fôlego. A minha sorte é que minha memória pós filmes é péssima, então mesmo já tendo assistido várias vezes, ainda assim consegui sentir aquele frio na barriga de ansiedade, quase como se não soubesse o que ia acontecer. A vontade de continuar a leitura da saga apenas aumenta, assim como o envolvimento com todo esse universo maravilhoso criado pela autora. Altamente recomendado!

11 Comentários


  1. Eu amei esse livro! Comecei a ler Harry Potter este ano, agora estou no quarto livro, mas, até o momento, o terceiro foi o favorito!
    Fiz um projetinho pra ler ele, olha:

    Beijoo!

    Responder

    1. Que legal, Barbara! Se puder passar o projeto de novo, acho que o link nao foi adicionado :/
      Que legal que tambem comecou a ler HP esse ano. Os livros sao muito bons, nao?
      Beijos

      Responder

      1. Eu acho eles perfeitos, principalmente o terceiro ( Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban) porque (nos livros) a J. K. Rowling desenvolve muito os personagens, o passado de Harry e fala sobre os Marotos, eu amo eles!!!
        Beijinhos.

        Responder

        1. Com certeza! Eu ja gostava muito dos filmes, agora com todos esses detalhes, estou amando a leitura da saga!
          Obrigada pela visita e comentario!

          Responder

  2. Nossa… li esse livro há tanto tempo que nem lembrava direito do enredo.. muito legal esse post.
    Li somente os 4 primeiros livros, todos +ou- na época que o primeiro filme seria lançado…
    Acho que assisti todo os filmes (filmes e séries que passam de 3 sequencias ou temporadas me fazem ficar perdida :P) mas não li todos os livros porque não gosto de pegar emprestado e ate hoje não consegui comprar o box que eu quero (capa dura, frescurinhas de colecionador, essas coisas…)
    Dos livros que vi, eu não consegui eleger um único favorito. Cada livro me surpreendeu e prendeu de tal forma que achei mais foda que o anterior, mas todos são otimos!
    Espero que você goste!
    Bjs

    Responder

    1. Oi Juliana!
      Eu tambem fico super perdida com series de livros/filmes. Pra falar a verdade nem gosto muito, talvez exatamente por conta disso.
      Eu gostei de todos ate agora, tambem nao consigo escolher um favorito. Ja terminei o quinto, e estou ansiosa para ler o sexto!
      Espero que voce consiga comprar logo o box uhauah
      Obrigada pela visita e comentario!

      Responder

  3. AMO Harry Potter, mas por algum motivo que não sei dizer qual, tanto o 2º quanto o 3º livro são os que eu menos gosto. Não que eu não goste, mas gosto menos. De toda forma recomendo todinhos os livros da série pra todo mundo. É muita maravilhosidade junta <3

    Responder

    1. Eu acho muito dificil escolher o que menos gostei ate agora (vou comecar a leitura do sexto). Acho que nem todos sao perfeitos, o quinto por exemplo é tao grande que em algumas partes se tornava um pouco entediante. Mas no final das contas, nao tem como nao gostar. Tambem recomendo todos os livros, essa serie é sensacional!
      Obrigada pela visita e comentario!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *