Resenha Caixa de Pássaros (Josh Malerman)

Há alguma coisa lá fora. Algo desconhecido, mas letal. Quem viu, não sobreviveu para deixar relatos, pois foi levado a cometer um ato horrível a fim de se suicidar. O que começa com alguns fatos isolados, logo se transforma em um apocalipse, mudando para sempre o mundo que as pessoas conheciam até então. Aqueles que acreditaram na ameaça desde o início estocaram comida, cobriram todas as janelas de casa e não mais saíram desta. Jornais já não transmitem notícias, pois ninguém sai de casa para ir trabalhar. Há carros abandonados nas ruas. Corpos. Com o tempo, não há mais energia, e quem sobreviveu não é capaz de entrar em contato com familiares e amigos, ou ao menos ir a casa do vizinho para ver como as coisas estão. É impossível saber como esta o mundo lá fora, pois não pode mais olhar para ele.

Saraiva
Saraiva

No início desse cenário mundial catastrófico, Malorie descobre estar grávida de um cara com quem não mais se relaciona. Morando apenas com Shannon, sua irmã, ela decide que terá o filho mesmo solteira. Enquanto a irmã acompanha o noticiário diariamente e lê na internet tudo a respeito dos recentes e aterrorizantes acontecimentos, Malorie se recusa a acreditar que o problema é real. Com o tempo, os pais das duas param de atender ao telefone, e desconfiando que o pior aconteceu com eles, é hora de aceitar que a ameaça lá fora, apesar de totalmente desconhecida, existe e é responsável por levar ao suicídio todos aqueles que olham para ela.

Após um trágico acontecimento em sua casa, Malorie decide arriscar deixá-la e se mudar para um suposto abrigo, a fim de proteger o filho que ainda não nasceu. Lá, passa a viver com outros moradores, sobreviventes do mal desconhecido e que, como ela, já perderam tudo e todos. Eles possuem um estoque de comida no porão e com o tempo criam certas estratégias de sobrevivência. Contudo, a comida não vai durar para sempre e eles precisam arrumar um jeito de sair sem que o pior aconteça.

Intercalando capítulos sobre o passado em que Malorie esta grávida e convive com os moradores da casa onde passa a viver e capítulos nos dias atuais em que se encontra sozinha com duas crianças arriscando tudo para levá-las para um lugar mais seguro, Malerman nos presenteia com uma narrativa completamente instigante. O livro é de tirar o fôlego; o medo do desconhecido é capaz de causar um terror real ao leitor, que sente o mesmo sufoco que Malorie sente lá fora, sem poder abrir os olhos para descobrir como esta o mundo ao seu redor e o que afinal causou tudo isso. É impressionante a maneira como as crianças são descritas, tendo nascido nesse cenário em que não podem utilizar da visão quando saem de casa, possuindo assim todos os outros sentidos apurados. É de causar arrepios o desespero constante vivenciado por Malorie; afinal, até que ponto uma pessoa que cresceu em um mundo supostamente normal é capaz de ficar com os olhos vendados sem com isso ir à loucura?

Não resta outra opção ao leitor a não ser devorar o thriller, que prende a atenção do início ao fim, e não decepciona ao mesclar terror psicológico e apocalipse, contando com um final também muito bem elaborado. Entrou para a lista de favoritos da vida com toda certeza!

Josh Malerman é um autor americano e vocalista da banda de rock The High Strung. Caixa de Pássaros é seu romance de estreia e foi publicado em 2014. Sua adaptação para um filme de suspense esta sendo feita pela Netflix, e conta com Sandra Bullock como protagonista. O filme tem previsão de estreia para esse ano, portanto fiquem ligados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *