Os 10 melhores livros de 2015

Todo ano eu fico frustrada com as pessoas ao meu redor que sempre dizem coisas clichês do tipo “nossa, como esse ano passou rápido”. Confesso que fico com a mesma sensação, principalmente quando o desejo era de que o ano não tivesse acabado, mas parando para analisar, o ano nunca passa tão rápido assim. Basta você ter no que se basear, e a lista de livros lidos é um ótimo exemplo disso. Eu posso até pensar que talvez esse ano tenha acabado rápido demais, mas ao recordar minha primeira leitura de janeiro (que inclusive entrou para essa lista de melhores livros de 2015) percebo quanto tempo faz desde que a realizei e todos os livros que li desde então. Se você fizer isso, mesmo que se baseando em outra coisa ao invés de livros, perceberá que o ano na verdade não passou tão rápido assim.10 melhores livros de 2015

Esses são os 10 livros que escolhi como os melhores de 2015. A ordem segue apenas a linha cronológica, e não um padrão de favoritismo ou coisa do tipo. Espero que vocês gostem, porque eu adorei e recomendo todos!

1- O mundo de Sofia – Jostein Gaarder (resenha)

2- Eram os deuses astronautas? – Erich von Däniken

3- Complexo de Cinderela – Colette Dowling

4- Memorial do Convento – José Saramago (resenha)

5- Eu sou Malala – Malala Yousafzai e Christina Lamb

6- Fidel e Che – Simon-Reid Henry

7- Qual é a tua obra? – Mario Sergio Cortella (resenha)

8- The Bone Season – Samantha Shannon (resenha)

9- Só por hoje e para sempre – Renato Russo (resenha)

10- Anne de Green Gables – L. M. Montgomery (resenha)

P.S.: Prometo que se até o final de dezembro eu ler um livro bom o suficiente a ponto de entrar nessa lista, faço um adendo contando sobre ele.

2 Comentários


  1. Nossaaa, Ju, adorei sua reflexão inicial! É isso mesmo. O primeiro livro que li em 2014, parece que já faz SÉCULOS! Hahahahaha!
    Adoro essas listas, vou fazer um vídeo com meus favoritos de 2015 com certeza, e vou pensar num post para o blog também! 😀
    Uau, dos seus top 10, só li dois!!! “O mundo de Sofia” é um deles! 😀 É muito bom mesmo, apesar de eu não ter gostado do final da história e do rumo que ela tomou a partir da metade do livro. O outro que li é “Eu sou Malala”, também curti muito!!!
    Saramago é um dos meus autores favoritos, mas “Memorial do convento” é uma das obras dele que ainda não li! Que bom saber que vc gostou!
    Beijoooo, ótimas leituras para nós em 2016!
    Nati

    Responder

    1. Obrigada Nati, fico feliz que tenha gostado!!!
      Exatamente, O mundo de Sofia foi o primeiro que li e parece que já faz tanto tempo! Confesso que em relação a história em si eu também não gostei muito a partir do meio e principalmente do final, mas quanto a filosofia eu achei incrível, e no final então quando falou sobre o universo, precisei ler suas vezes para digerir. Gostei demais!
      Eu sou Malala estaria entre os primeiros se eu fizesse por ordem de qual gostei mais. Achei sensacional, o tipo de livro que deve ser lido pelas gerações futuras.
      Leia Memorial do Convento quando puder, Nati! Sei que vai gostar 🙂
      Beijos e obrigada!!!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *