O que é romance?

É muito comum as pessoas confundirem a palavra romance com uma história de amor, e muitas vezes acharem que significa apenas isso, o que não é verdade. Pelo menos não na Literatura.

Romance se trata de uma obra literária que apresenta narrativa em prosa, geralmente longa e com fatos relacionados a personagens, que vivem diferentes conflitos e situações dramáticas, numa sequência de tempo relativamente ampla.

Um romance pode se referir a diferentes tipos de história, podendo ser denominado de “romance policial”, “romance histórico”, “romance indianista”, entre outros.

Já o Romantismo se trata do movimento literário que começou no final do século XVIII e durou até a metade do século XIX. Romântico, portanto, se refere ao Romantismo como movimento literário.

Em outros campos, como no cinema, o termo romance ganhou o significado de “caso de amor”, uma história que envolve pessoas apaixonadas.

Achei interessante compartilhar esse esclarecimento no blog porque já ouvi mais de uma vez frases carregadas de um certo preconceito quando se diz que determinado livro é um romance. Até que se leia a respeito é mesmo muito comum se confundir em relação a isso, devido ao termo ter ganhado um significado relacionado apenas ao amor. Mesmo que alguém não goste de histórias românticas, não significa que essa pessoa não leia romances, então seria um equívoco ela dizer que os odeia.

Esse texto foi baseado em minha leitura do site Significados. Além da ótima explicação, lá também da para encontrar a origem do termo e características do romance, portanto recomendo que acessem o link caso queiram saber mais sobre o assunto. http://www.significados.com.br/romance/ 

Foto-Rabe (Pixabay)
Foto-Rabe (Pixabay)

5 Comentários


  1. Ótimo, Ju!!! 🙂 Sempre que falo “romance”, logo em seguida, já fico pensando que a maioria das outras pessoas vão entender que estou falando sobre livros que tematizam o amor, são melosos, etc.
    Esses esclarecimentos são sempre necessários, obrigada!
    Nati

    Responder

  2. Eu escrevo romances e justamente por causa dessa confusão prefiro dizer que escrevo ficção, pois para quem não é muito de leituras e escritas fica bem claro que a temática não é apenas amor.

    Responder

    1. Verdade, Thais. Acho que é melhor dizer ficção do que romance, assim não acontece de as pessoas confundirem.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *