Indico: 5 documentários (música)

O ano de 2017 foi especial para mim por diversos motivos. No que diz respeito à musica, finalmente cheguei a conclusão de que se trata de algo tão importante em minha vida quanto a literatura. Além de ter ido ao show do Green Day, fui também em um show cover da banda Legião Urbana e na exposição do Renato Russo no MIS, comecei a ter aulas de violão (o repertório esta aumentando!) e passei a estudar a discografia das minhas bandas favoritas.

Esse ano assisti ótimos documentários de bandas e artistas, não apenas dos gêneros musicais que costumo escutar com mais frequência, mas de pessoas que no geral admiro por algum motivo. Agora, trago para vocês 5 indicações de documentários que considerei interessantes, inspiradores e bem produzidos. Espero que gostem!

1. Green Day: The Early Years
Lançado pelo Spotify em março desse ano, o documentário nos apresenta a história do trio californiano, contando um pouco a respeito da vida de cada um deles e tudo o que aconteceu até o lançamento de Dookie, um dos álbuns mais importantes da carreira do Green Day. O documentário foi dividido em 4 episódios, conta com algumas participações especiais e é um prato cheio para os fãs não apenas do trio, mas do punk rock californiano.

Spotify
Spotify

2. End of the Century: The Story of the Ramones
Aproveitando o gancho do punk, impossível deixar de lado a banda mais influente do gênero. Lançado em 2003, esse documentário maravilhoso mostra os Ramones desde os primórdios, quando começaram a tocar no famoso clube de música underground localizado em Nova Iorque, o CBGB, mostrando a história da banda até o ano de 2002, quando foram incluídos no Rock and Roll Hall of Fame. Indicado ao Grammy em 2006 na categoria de melhor vídeo musical de longa-metragem, o documentário não deixa de lado os problemas enfrentados pela banda ao longo de sua história, dando bastante foco para o lado pessoal de seus integrantes.

City Winery
City Winery

3. Amy
Lançado quatro anos após sua morte, o documentário Amy (2005) reúne vídeos caseiros, entrevistas e trechos de shows que mostram a vida da cantora de jazz desde sua adolescência até os anos conturbados de fama e sua morte precoce, ocasionada por abuso de álcool. Esse documentário em especial possui uma carga emocional bastante intensa, pois através dele é possível ver como Amy Winehouse era uma pessoa extremamente talentosa e sensível, que muito sofreu com o abuso que sofreu por parte da mídia durante seus anos de fama. Além disso, ele recebeu um Oscar de melhor documentário de longa-metragem em 2016, portanto a indicação é forte para todos, não apenas fãs da cantora.

YouTube
YouTube

4. Gaga: Five Foot Two
Lançado em 2017, esse documentário nos apresenta os bastidores da produção do quinto álbum de estúdio de Lady Gaga, intitulado Joanne, além dos preparativos da cantora para sua participação no intervalo do Super Bowl, que ocorreu em fevereiro deste ano. O documentário mostra bastante a respeito do processo criativo de Gaga, além de ensaios com sua equipe, sua participação na série American Horror Story, encontros com fãs, relacionamento com familiares e a luta contra as dores crônicas causadas pela fibromialgia. Lady Gaga batalhou pela autonomia e liberdade de produzir um estilo de música no qual ela acredita, e esse documentário mostra bastante de sua personalidade, além de ser bastante inspirador.

CBS News
CBS News

5. Demi Lovato: Simply Complicated
Através desse documentário lançado em outubro de 2017, Demi Lovato deixa claro que já viveu muito em seus 25 anos de idade. Tendo praticamente crescido em frente aos holofotes, a cantora e atriz carrega consigo traumas de infância envolvendo bullying, um pai ausente e alcoólatra, além de um distúrbio alimentar com o qual lida diariamente desde quando era criança. Nesse documentário, descobrimos mais a respeito dos problemas que enfrentou envolvendo abuso de álcool e drogas quando ainda adolescente, além de toda a ajuda que recebeu para passar por cima de tudo isso e se reinventar como pessoa. Além do lado pessoal, conhecemos também o lado profissional e extremamente perfeccionista de Demi, que leva sua voz ao limite quantas vezes forem necessárias quando esta gravando uma música.

The Impact
The Impact

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *