Explicação necessária: Intercâmbio, aulas, textos em inglês

Artigos Blog
Artigos Blog

Como já comentei aqui no blog, durante o ano de 2016 morei no estado de Utah, nos Estados Unidos, onde fiz um curso de inglês intensivo na escola Internexus. Logo no primeiro dia de aula, fiz uma série de testes que determinariam o nível do meu inglês: primeiro, uma entrevista com a coordenadora, seguida por uma redação sobre um tema aleatório e uma prova escrita. Depois disso, fui selecionada para níveis diferentes em cada uma das matérias; os níveis na escola variam de básico a avançado (quando eles possuem a quantidade de alunos necessária para preencher uma sala). Os alunos geralmente permanecem 3 meses na mesma sala e só então evoluem para o próximo nível. As matérias eram divididas em três; primeiramente, gostaria de esclarecer um pouco a respeito de quais eram essas matérias e o que fazíamos nas aulas ao longo do mês.

Grammar (gramática): era composta por teoria, muitos exercícios e cerca de 3 provas mensais. Nos três primeiros meses, fiquei na turma de nível Intermediário, seguindo para Intermediário Superior e, finalmente, Avançado.

Reading&Writing (leitura e escrita): líamos um livro por mês, no final realizando um projeto de livre escolha a respeito da história (resenha, peça de teatro, alteração do final, carta ao autor, etc). Escrevíamos 2 redações, entregando primeiramente o rascunho que era revisado pelo professor, e depois corrigindo de acordo com suas dicas antes de entregarmos o produto final. Além disso, escrevíamos cerca de duas ou três vezes por semana em nossos “jornais”, e realizávamos muitos exercícios de interpretação de texto. Quando comecei a estudar lá, a sala mais avançada dessa matéria era a de Intermediário Superior, para onde fui mandada. Quando tinham mais alunos para preencher uma sala, começamos a estudar no nível Avançado.

Listening&Speaking (escuta e fala): o que fazíamos nessa aula dependia bastante do professor, que poderia sugerir apresentações, discursos, debates, filmes, documentários e exercícios para treinarmos nossas listening skills. No meu primeiro mês na escola, eles já possuíam uma sala de nível Avançado para essa matéria, mas eu fui mandada para o nível Intermediário Superior, evoluindo apenas após três meses.

Reading&Writing era minha aula favorita, e vocês já devem imaginar o porquê. Aprendi muito sobre escrita com essa aula e com os professores que tive ao longo do ano. Lendo meu journal, redações e book projects, consigo perceber um desenvolvimento na minha escrita em inglês que me deixa bastante orgulhosa. Sei que ainda tenho um longo caminho pela frente, por isso pretendo continuar praticando.

Decidi começar a compartilhar aqui no blog um pouco do que escrevi em inglês no último ano. Começarei com as coisas mais antigas e seguirei de maneira mais ou menos cronológica, para registrar meus avanços. A maioria dos textos foi corrigida mais de uma vez por professores, mas mesmo assim pode ser que experts e native speakers encontrem erros gramaticais ou de concordância. Sugestões são sempre bem-vindas, principalmente aquelas que possuem o intuito de ajudar. Ficarei muito feliz em receber um feedback daqueles que falam/escrevem em inglês, gostam da língua ou até mesmo não entendem muito bem mas querem aprender. Os textos aparecerão na página principal do blog e também na categoria English (barra lateral).

2 Comentários


  1. É legal tu ir mostrando como foi sua experiência no intercâmbio. Conheço bastante gente que tem vontade de fazer porém, não sabe muito bem como é a rotina (vou mandar a galera dar uma olhada aqui no espaço, muitas das dúvidas podem ser sanadas).

    Outra coisa, já pensou colocar esses textos que tu escreveu por lá no “recantos das letras”? é um espaço bem legal. Dê uma olhada, quem sabe lhe atrai.

    Já to te seguindo no Skoob e no face – esta já faz um tempinho, =).

    Bjs.

    Responder

    1. Nunca tinha pensado nisso, Ricardo, mas vou dar uma olhada e ver o que é preciso pra colocar meus textos lá!

      Muito obrigada pelo apoio, vou te acompanhar no Skoob também, e curti sua página no face agorinha 🙂

      Abraços!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *