Casais literários

Vi a ideia no blog Books on First, e já que estamos bem próximos ao dia dos namorados, decidi fazer uma lista com alguns de meus casais literários preferidos. Apesar de não ler muitos livros que têm como foco da narrativa uma história de amor, separei 5 casais que, na minha perspectiva, representam dignamente o sentimento na literatura.

1. Augusto e Carolina (A moreninha, Joaquim Manuel de Macedo). Como não se encantar com a romântica história desse casal que se encontrou pela primeira vez ainda na infância, permanecendo fiel um ao outro até se encontrarem novamente quando adultos?

2. Heathcliff e Catherine (O morro dos ventos uivantes, Emily Bronte). Um dos meus livros favoritos de todos os tempos, e a história de amor mais densa e dramática que já li (segunda mais dramática, nesse quesito perde para a próxima da lista).

3. Romeu e Julieta (Romeu e Julieta, Shakespeare). O título e o autor dispensam palavras.

4. Landon e Jamie (Um amor para recordar, Nicholas Sparks). Uma história de amor surpreendente e emocionante, vivida por um casal que compartilha um sentimento capaz de superar a limitação da vida humana. (para ler a resenha, clique aqui)

5. Baltasar e Blimunda (Memorial do convento, José Saramago). Será difícil algum casal literário me cativar tanto quanto esse, da obra de José Saramago que li recentemente (logo postarei resenha aqui no blog). Duas pessoas tão simples, e ao mesmo tempo tão sábias, que representam de maneira única a união de um casal. (update: resenha)

Pixabay Kaboompics Coração
Kaboompics (Pixabay)

Se gostar do post, não deixe de comentar seus casais literários preferidos e quais dos livros citados você já leu.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *