5 dicas para ler mais

Olá, pessoal!

Hoje venho trazer 5 dicas para pessoas que gostam de ler mas não conseguem ler tantos livros quanto gostariam.
Esse ano foi bastante corrido em relação a trabalho e cursinho, então além de ter lido menos, o blog novamente ficou um pouco de lado. Portanto, essas dicas podem ser úteis até mesmo para mim, pois pretendo voltar com o ritmo de leitura habitual.
P.S.: lembrando que essas são apenas dicas, e você pode adaptá-las para o que funciona melhor pra você. O ideal é ir conhecendo que tipo de leitor você é, qual horário do dia a leitura rende mais… Lembrando também que quantidade não é qualidade, mas como leitora meu plano é ler o máximo possível de livros ao longo da vida, e sei que muitas pessoas compartilham desse mesmo desejo.
Então, vamos às dicas!

1- Leve sempre um livro com você
Essa dica é muito importante porque, com um livro sempre em mãos, você consegue ler (nem que seja por 15 minutos) diversas vezes ao longo do dia. Assim você também se acostuma a ler no ônibus, na fila do banco, com barulho à sua volta, e consegue se desprender da necessidade de ter um ambiente específico e horário determinado para ler. No final do dia, você vai perceber que conseguiu ler muito mais do que se tivesse lido apenas naqueles 30 minutos antes de dormir (que podem acabar não rendendo muito caso seu dia tenha sido cansativo).
Lembrando que leitores digitais e até mesmo celulares são ótimas opções caso não caiba um livro na sua bolsa ou se você estiver lendo um livro muito grande e que seja difícil de transportar.

2- Leia todo tipo de livro
Se você ler apenas o mesmo gênero literário, vai ser muito difícil se animar para ler algo quando estiver em uma ressaca literária, por exemplo – afinal, você não terá interesse em ler um livro que seja muito parecido com esse que te deixou de ressaca em primeiro lugar. Por isso, é importante ler todo tipo de livro. Assim, também fica mais fácil descobrir a respeito do seu gosto literário e estipular qual leitura será mais bem aproveitada naquela fase da sua vida.

3- Compre/empreste livros
É importante ter sempre opções diversas de livros para ler. Caso você não tenha dinheiro para isso (especialmente se ainda for criança/adolescente e depender de seus pais), a biblioteca da escola ou da sua cidade é sempre uma ótima opção. Eu costumo pedir livros de presente de Natal, aniversário, dia dos namorados… Para mim, qualquer dia é dia de ganhar livros, e tenho feito isso há anos, o que ajudou a aumentar bastante os livros da estante.
Assim como a Netflix oferece inúmeras opções de séries e filmes para você nunca ficar sem ter o que assistir, um leitor precisa ter à sua disposição livros para nunca ficar sem ter o que ler. Mais uma vez, e-books são uma ótima pedida, mas caso você trabalhe, é legal estipular uma meta de comprar um livro por mês – assim você também fica determinado a ler aquele livro ao longo do mês e se anima para ler os livros que vai comprar nos meses seguintes.

4- Estipule metas de leitura
Confesso que comigo essa dica não costuma funcionar tão bem, mas algumas pessoas se sentem mais motivadas quando possuem uma meta. Você pode, por exemplo, estipular para ler um número mínimo de 50 páginas por dia, e mesmo que nem sempre atinja esse número, vai pelo menos chegar próximo disso. Tentar ler um pouco no transporte público, horário de almoço, intervalos ao longo do dia e antes de dormir ajuda bastante – afinal, você não estará lendo 50 páginas de uma vez, mas cerca de 10 cada vez que pegar o livro, o que pode deixar a leitura bem menos cansativa.

5- Se envolva com o mundo dos livros
Se você for de São José dos Campos ou do Vale do Paraíba, por exemplo, pode participar do Piquenique Literário. Caso contrário, busque saber se na sua cidade existe um clube de leitura, e até crie um se necessário. Ter um blog ou canal no YouTube para compartilhar com as pessoas a respeito de suas leituras também pode ajudar, assim como acompanhar booktubers, pois estes estão sempre indicando livros e você pode encontrar um com quem se identifique. É importante estar envolvido nesse universo literário porque isso te estimula a ler mais e de quebra te deixa por dentro de lançamentos.

Por hoje é isso. Espero que gostem das dicas e não deixe de compartilhar aquela dica que funciona super bem pra você!

Abaixo, confira o vídeo que fiz pro meu canal e se inscreve lá caso queira receber mais conteúdo a respeito de livros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *